O ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS E A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UMA BUSCA POR UMA ENSINO CIENTÍFICO, CRÍTICO E TRANSFORMADOR | |||
Autor Principal: | Vivian Thais Godinho Co-autores: Débora Regina Tomazi | ||
Resumo: | O estudo da Astronomia é registrado nos mais antigos documentos escritos, em monumentos paleolíticos e até em pinturas rupestres. Certamente remonta ao surgimento dos primeiros seres humanos. No ensino fundamental (séries iniciais), o ensino da astronomia está nos principais documentos referenciais, como os parâmetros curriculares nacionais e a base nacional comum curricular. Porém ele esbarra em várias limitações, pois é um ensino abstrato e distante da nossa realidade. O presente artigo pretende apontar possíveis caminhos para potencializar a formação científica, crítica e transformadora dos alunos do Ensino Fundamental, utilizando tecnologias educacionais. Baseamos nossa pesquisa bibliográfica em autores como Rosella, Caluzi (2004) , Langhi e Nardi (2012), Schurch e Rocha (2016), Moran(2007) e Pessanha( 2007), | ||
Palavras-chave: | Astronomia; Tecnologias Educacionais; Ensino Fundamental. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação | |
Estatísticas: | 8 acessos |
6 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!