RESULTADO DE BUSCA
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: INSTRUMENTO PARA MELHORIA DA GESTÃO ESCOLAR E DA QUALIDADE DO ENSINO
Autor Principal: Silvia Fernanda de Souza Lordani        Co-autores: Annecy Tojeiro Giordani
Resumo: Este estudo foca o processo de avaliação de uma instituição escolar de Ensino Fundamental situada em uma cidade da região do Norte do Estado do Paraná. Pretende levantar aspectos relacionados às categorias Infraestrutura, Ensino e Gestão escolar com vistas à melhoria da qualidade do ensino. A coleta de dados, deu-se por meio de um questionário aplicado a 15 professores para levantamento do diagnóstico de sua realidade institucional. Escala Likert de cinco pontos foi utilizada para mensurar os graus de intensidade das unidades avaliadas conforme suas categorias. Foi empregada a Análise de Conteúdo para analisar os dados, em consonância com as fases: pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados obtidos e interpretação. A categoria Infraestrutura teve maior percentual de discordância em relação às categorias Ensino e Gestão escolar. O estudo viabilizou que a avaliação institucional participativa fosse entendida como um excelente instrumento para a gestão escolar, por diagnosticar e repensar a instituição com vistas a, em busca a melhoria de sua qualidade de ensino.,
Palavras-chave: Avaliação institucional. Ensino. Gestão escolar
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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