RESULTADO DE BUSCA
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESP BAURU: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO 2005-2015
Autor Principal: ANA BEATRIZ MOMESSO        Co-autores: Thaís Cristina Rodrigues Tezani
Resumo: O presente trabalho surgiu diante do processo de articulação e reestruturação curricular dos cursos de Pedagogia realizado a pedido da Pró- Reitoria de Graduação da UNESP, com o objetivo de desencadear ações que levem à constituição de organizações curriculares semelhantes para os cursos de mesma nomenclatura. Os documentos estudados preliminarmente apontaram que, embora todos os cursos obedeçam a mesma legislação, a organização curricular de cada um apresenta singularidades. Assim, indagamos: Quais foram os temas para o desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso na Pedagogia da UNESP de Bauru? Como essas temáticas estão relacionadas com as disciplinas do curso? Qual a contribuição dessa iniciação à pesquisa científica na formação do futuro Pedagogo? Essas e outras questões emergiram, pois nem todos os cursos de Pedagogia da UNESP apresentam na sua estrutura curricular a obrigatoriedade da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso. Desta forma, o objetivo geral da pesquisa foi conhecer e analisar os Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia da UNESP de Bauru durante 10 anos (2005-2015). Foram, portanto, etapas do trabalho: 1) revisão da literatura sobre a iniciação à pesquisa científica na formação de professores; 2) estudo dos documentos oficiais do curso de Pedagogia da UNESP de Bauru; 3) levantamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso apresentados entre 2005 e 2015; 4) organização das categorias de análise; 5) descrição e categorização dos dados; 6) análise e interpretação dos resultados. Acreditamos que estudos dessa natureza contribuem para reflexão da articulação necessária sobre a pesquisa na formação inicial de professores no contexto da escola contemporânea. ,
Palavras-chave: Pesquisa na Formação de Professores. Licenciatura em Pedagogia. Formação Inicial de Professores.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
12
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO