RESULTADO DE BUSCA
A TURMA E SUAS DIMENSÕES ACADÊMICAS E SOCIAIS
Autor Principal: Luciana Ponce Bellido
Resumo: O presente texto se preocupou em discutir os critérios utilizados por professores para entender a composição de uma sala de aula indicada por professores como fácil de atuar e reconhecer a política municipal e institucional de organização das turmas dentro de uma escola. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa junto a uma escola de Ensino Fundamental II. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: questionários com alunos, entrevistas com professores, observação de aulas e análise de documentos. Os critérios utilizados por professores para indicar a turma do 9º A como a mais fácil de atuar estiveram baseados tanto na dimensão pessoal e social, no âmbito das relações estabelecidas com o grupo, quanto na dimensão acadêmica, embora neste aspecto específico os docentes denunciaram o reconhecimento de dificuldades de aprendizagem dos conteúdos escolares pelos alunos. Além disso, notou-se que os critérios de organização/distribuição dos estudantes nas turmas foram estabelecidos pela unidade de ensino, sem que houvesse uma regulamentação municipal neste sentido, o que contribuiu para legitimar a autonomia institucional, mas deixou em aberto um campo político que poderia fornecer elementos importantes para o processo de ensino e aprendizagem escolar. ,
Palavras-chave: Composição da turma. Sala de aula. Prática pedagógica.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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