RESULTADO DE BUSCA
RESPEITANDO A DIVERSIDADE DE APRENDIZAGEM EM UMA SALA DE AULA
Autor Principal: Isabela Soares        Co-autores: Bruno César Vieira, María Elena Infante-Malachias
Resumo: Os seres humanos apresentam diferentes habilidades e, para alguns autores esta diversidade pode ser caracterizada como diferentes inteligências que influenciam nas diversas formas de se aprender. Sendo a sala de aula um local de vivência social, essas diferentes inteligências são vividas e desenvolvidas no ambiente escolar. Assim, o nosso objetivo nesse projeto é investigar a compreensão que estudantes de quinto ano do Ensino Fundamental I alcançam com a utilização de uma sequência didática para aulas de ciências onde intencionalmente se diversificaram as estratégias de ensino para garantir que todos os estudantes possam interagir e se apropriar do conteúdo conceitual. Na intervenção didática foram respeitadas as diferentes formas de aprender, as diversas opiniões que os estudantes poderiam apresentar e o tempo de registro e de produção das crianças. Visando alcança o objetivo foi elaborada e aplicada uma sequência didática sobre o tema curricular A importância das sociedades de abelhas para o Ambiente , para duas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola municipal do interior do estado de São Paulo. Os dados obtidos e analisados foram as atividades desenvolvidas nas aulas pelas crianças e as observações das interações que as mesmas tiveram com seus colegas e com a professora. A interpretação de nossos dados nos mostram que quando levamos em conta a diversificação de estratégias e a relação docente/discente durante a aplicação da sequência didática nas turmas participantes, houve maiores oportunidades de participação de apropriação dos conteúdos conceituais, uma vez que observamos estudantes mais participativos e comunicativos durante a aplicação da sequência didática,
Palavras-chave: Sequência didática. Diversificação de estratégias. Ensino-aprendizagem
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
5
acessos
4
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO