A EMOÇÃO E AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O QUE UM CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO NOS DIZ SOBRE ISSO? | |||
Autor Principal: | Sofia Morais Candido Co-autores: Joyce Ingrid de Lima, Joana de Jesus de Andrade | ||
Resumo: | O presente trabalho foi construído com a finalidade de realizar um levantamento de pesquisas que permeiam a temática da afetividade e da emoção dentro da formação de professores. A metodologia selecionada foi uma revisão sistemática dos trabalhos encontrados no Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e o Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores (CEPFE), eventos bianuais que ocorrem simultaneamente. Foram analisadas três edições do evento que ocorreram nos anos de 2004, 2006 e 2008. Neste período, apenas onze trabalhos se encontram dentro da temática selecionada. A escassez no número de trabalhos encontrados, além da baixa exploração de referenciais teóricos distintos dentre as pesquisas selecionadas, traz para este trabalho a reflexão acerca da dicotomia imposta entre a razão e a emoção intrínseca no olhar voltado para a formação de professores e a educação em todos os âmbitos. , | ||
Palavras-chave: | Emoção. Afetividade. Formação de professores. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem | |
Estatísticas: | 21 acessos |
13 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!