INTEGRAÇÃO DAS TIC À EDUCAÇÃO ESCOLAR E O FENÔMENO CONHECIDO COMO "RESISTÊNCIA" | |||
Autor Principal: | Márcia Leão da Silva Pacheco Co-autores: Rosemara Perpetua Lopes | ||
Resumo: | Apresentamos resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo geral investigar se a resistência ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação existe em escolas estaduais de Goiás, confirmando o apontado pela literatura educacional, e que relação mantém com a formação continuada. O problema do estudo é enunciado nos seguintes termos: a resistência apontada pela literatura educacional, está presente em escolas goianas? Que relação mantém com a formação continuada? O desenvolvimento ocorreu por meio de pesquisa de campo, que abrangeu 21 escolas estaduais goianas e 465 professores, sendo os dados coletados por questionário e entrevista semiestruturada. Priorizamos neste trabalho resultados relativos ao objetivo específico que consistiu em caracterizar a resistência ao uso das TIC em ambientes escolares, caso existisse. A discussão está amparada em pressupostos sobre resistência ao uso das TIC. Constatamos que 40% dos professores confirmam existir resistência à adoção das TIC na prática pedagógica. Ressalvadas as limitações do estudo, esse resultado vem ao encontro do apontado pela literatura educacional acerca do uso das TIC na escola básica e pública brasileira., | ||
Palavras-chave: | TIC. Docência. Educação básica. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação | |
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