RESULTADO DE BUSCA
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E O ENSINO DE BIOLOGIA: OS LIVROS DIDÁTICOS APRESENTAM UMA CONTRIBUIÇÃO PARA ESSE TRABALHO NO ENSINO MÉDIO?
Autor Principal: Caroliny Furlani        Co-autores: Thais Benetti de Oliveira
Resumo: A educação contemporânea tem enfrentado diversos desafios e um deles é lidar com as mudanças sociais e tecnológicas que nos cercam. Os alunos já não se contentam em serem estudantes passivos que absorvem as informações que lhes são transmitidas pelo professor, o que acaba mecanizando o processo de ensino-aprendizagem. Quando se trata da disciplina de Biologia, essa mecanização tende a ocorrer com maior frequência por conta da natureza sistêmica e integrada da biologia que, no entanto, é trabalhada muitas vezes somente a níveis conceituais, não permitindo que o aluno assimile o conhecimento e faça associações. Nesse sentido, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como uma metodologia ativa, propõe que o aluno se torne o protagonista de sua aprendizagem, por meio da resolução de problemas, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo. Sendo o livro didático um dos principais materiais de apoio utilizado pelo professor, esse trabalho teve como objetivo a análise de conteúdo de uma coleção de livros didáticos da disciplina de Biologia para o Ensino Médio em busca de atividades que pudessem ser trabalhadas a partir da metodologia da ABP. Após a análise dos livros, as atividades selecionadas foram categorizadas em: problemas; problemas contextualizados e problemas não-contextualizados; e, atividades contextualizadas. Depois de construída a categorização, foi selecionado um dos problemas que foi categorizado como contextualizado e sugerido um roteiro metodológico para que o trabalho do professor possa partir da proposta metodológica da Aprendizagem Baseada em Problemas. Com isso, objetivamos orientar professores que queiram trabalhar esses problemas por meio da ABP.,
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas. Ensino de Biologia. Livri didático.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
12
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO