RESULTADO DE BUSCA
A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA
Autor Principal: Daiane Natalia Schiavon        Co-autores: Maria Cristina P. Innocentini Hayashi
Resumo: Atualmente a participação familiar durante o seu processo educativo é muito pequena e essa situação torna-se ainda mais agravante quando nos referimos às famílias de alunos com deficiência. O objetivo deste estudo foi analisar a relação familiar dos alunos com deficiência durante o processo educativo em duas escolas de uma cidade do interior do estado de São Paulo e verificar a iniciativa das mesmas em relação à participação das famílias com deficientes. O objeto de estudo constituiu-se de duas escolas: uma pública e uma particular de uma cidade do interior do estado de São Paulo e quatro alunos com deficiência. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória e foram aplicados questionários com as coordenadoras pedagógicas destas escolas que abordavam a iniciativa da escola em promover a participação dos pais. Como resultados as duas escolas apontaram a promoção de reuniões a fim de tratar questões sobre o rendimento acadêmico dos alunos, inclusive os que apresentavam alguma deficiência. Constatou-se a falta de comprometimento por parte das famílias envolvidas, além de uma transferência de responsabilidades para a escola com relação ao processo educacional dos filhos/alunos. Os resultados nos permitiram verificar que apesar da literatura apontar a importância da participação familiar no processo de ensino-aprendizagem principalmente dos alunos com deficiência, não encontramos ações efetivas para que esta colaboração de fato acontecesse.,
Palavras-chave: Família. Deficiência. Inclusão.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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