RESULTADO DE BUSCA
A CRIANÇA NA PRÉ-ESCOLA E A FUNÇÃO DA INSTITUIÇÃO SOB AS PERCEPÇÕES DE PEDAGOGAS
Autor Principal: Caroline de Souza        Co-autores: Marcia Cristina Argenti Perez
Resumo: A conquista pelos direitos e educação das crianças são resultado de uma série de lutas e movimentos sociais no decorrer da história. Percebe-se que a instituição de Educação Infantil vem recebendo maior preocupação e espaço para discussões, em busca de assegurar o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos, em seus aspectos mais amplos. Sabendo que o atendimento e a função da pré-escola mudaram com o passar dos anos, o presente trabalho tem como objetivo, portanto, analisar a função da pré-escola, o que ela proporciona às crianças e como devem ser vistas as crianças que frequentam tal instituição. Para isso, tal trabalho conta com a exposição de fundamentos teóricos de autores que trabalham em torno deste assunto, e também com a percepção de quatro professoras sobre estes temas. A metodologia é composta pela observação participante e entrevista com quatro professoras de uma instituição de Educação Infantil (3 a 5 anos). A análise dos dados obtidos por meio das entrevistas foi feita com base na Análise de Conteúdo de Bardin. As análises confirmam que um avanço foi obtido ao longo dos anos na pré-escola, uma vez que as professoras reconhecem a criança como seres sociais e também a função da instituição, mas não deixa de mostrar que ainda existem algumas concepções a serem trabalhadas a fim de fazer com que sua função se concretize de maneira plena. Conclui-se assim, que é necessário que a pré-escola exerça a sua função pedagógica, com ensino e intencionalidade nesse processo, valorizando as especificidades das crianças dessa faixa-etária. ,
Palavras-chave: Pré-escola. Função. Criança.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

Estatísticas:
11
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO