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A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Autor Principal: Leticia Nayara Suavi        Co-autores: Rita Melissa Lepre
Resumo: O presente trabalho aborda a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem da criança na etapa da Educação Infantil, buscando a partir dessa perspectiva analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfocando sua estruturação, bem como suas abordagens acerca do tema da afetividade, a partir de sua organização e conteúdos obrigatórios apresentado na etapa da Educação Infantil. A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que tem como objetivo estabelecer os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica devem aprender, assim, todas as escolas sejam elas de redes públicas ou privadas do país devem contemplar em seus currículos os conteúdos apresentados no documento. Por ser um documento norteador comum para todas as escolas do país, a partir do qual todas elas construirão seus currículos, todos os conteúdos e abordagens apresentados possuem extrema importância para a educação, sendo ela referência para a construção dos currículos individuais de todas as escolas brasileiras. É preciso considerar a temática apresentada; a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem especialmente na etapa da Educação Infantil em que essa dimensão se faz extremamente presente. Apresentamos a relevância do tema para o contexto da Educação Infantil, seguida de análise da existência do mesmo no documento citado e posteriormente a forma como o referido assunto é abordado. O estudo se apoiou na pesquisa qualitativa; no desenvolvimento da análise foi utilizada a pesquisa bibliográfica de abordagem documental. Para embasar a análise da temática proposta nesse trabalho utilizamos, sobretudo, a teoria psicogenética de Henri Wallon que considera o processo de desenvolvimento humano a partir de uma ótica integral, na qual a afetividade é um dos fatores determinantes nesse processo.,
Palavras-chave: Educação Infantil, Afetividade, Base Nacional Comum Curricular.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

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