RESULTADO DE BUSCA
A NOMEAÇÃO E AS PRÁTICAS DO GESTOR ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Autor Principal: Andrea Marqueti Vilaça        Co-autores: Filipe Pimenta Carota , Gabriela Ferreira
Resumo: O presente trabalho busca analisar, de que modo, a pavimentação do cargo do gestor escolar e sua prática, se tornam referenciais da construção da identidade de uma instituição escolar. Três formas caracterizam, na rede pública, o processo de nomeação: concurso público, indicação política e eleição pelos pares. Tendo como referência a análise feita por Larry Nucci (200) e por Ulisses Araújo (2000), percebe-se que há uma crise de representatividade nas instituições de ensino, da construção de personalidades morais e a retomada da construção de projetos escolares baseados em valores humanos. Esse processo, se reflete nas práticas de gestão adotadas pelos gestores e pontuadas por Libâneo (2013). Assim, analisando as políticas públicas adotas para nomeação de gestores, buscamos uma pesquisa qualitativa e uma revisão bibliográfica quanto a práticas das concepções de gestão escolar adotadas na rede de ensino público. Desse modo, é possível utilizar esse trabalho como reflexão e subsídio para desenvolvimento de políticas educacionais voltadas ao compromisso sociopolítico dos gestores na construção da identidade das suas instituições de ensino,
Palavras-chave: Nomeação de gestores. Construção de Identidade. Políticas Educacionais
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 11 - Profissão Docente e compromisso sociopolítico

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