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A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA SOB A PERCEPÇÃO DE EDUCADORAS DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor Principal: Caroline de Souza        Co-autores: Marcia Cristina Argenti Perez
Resumo: Os seres humanos são formados ao longo da vida de acordo com as influências que são recebidas do meio em que estão inseridos e dos conteúdos culturais que já estão prontos na sociedade. Os valores, costumes, práticas e crenças são apresentados aos indivíduos para que eles então se apropriem e se tornem igualmente parte dessa sociedade. Esses conteúdos são introduzidos principalmente pela família e pela escola. Tendo em vista que essas duas agências precisam se conversar para que haja uma interligação dos conteúdos culturais a serem transmitidos, o presente trabalho apresenta como objetivo identificar as percepções de educadoras da Educação Infantil acerca da relação escola-família. Para adentrar a este tema, o trabalho apresenta fundamentos teóricos e pesquisas que trabalham acerca do assunto, e estudo empírico sobre as concepções das educadoras sobre o papel da família, a função da escola e sua própria função como educadoras de crianças de 0 a 3 anos. A metodologia conta com observação participante em uma instituição municipal de Educação Infantil do interior do Estado de São Paulo e entrevista semi-estruturada pessoal e individual com quatro educadoras. Os dados adquiridos por meio das entrevistas foram analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin. A análise dos dados confirma a existência de oscilações na relação escola-família, mas também mostra os avanços que já foram alcançados. Conclui-se que as educadoras possuem os saberes acerca de sua profissão e da importância da instituição, mas encontram dificuldades em colocá-los em prática devido às expectativas da família para com a escola e vice-versa.,
Palavras-chave: Relação escola-família. Educação Infantil. Educadoras.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

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