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A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE CRÍTICA
Autor Principal: Thaís Cristina Rodrigues Tezani
Resumo: A pesquisa surgiu diante de análises da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que tange os anos iniciais do ensino fundamental e a articulação dos conteúdos propostos com o uso das tecnologias, assim identificamos a necessidade de análise crítica sobre a temática em virtude do seu reflexo na prática pedagógica. Diante do contexto atual do uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) e sua articulação com conteúdos curriculares, nos cabe indagar: Como as tecnologias são concebidas na BNCC? Como podem ser utilizadas na prática pedagógica? Quais TDIC podem ser exploradas nos anos iniciais do ensino fundamental em virtude dos conteúdos da BNCC? Qual a contribuição dessa articulação? Desta forma, seu objetivo geral foi analisar criticamente a BNCC e sua concepção de tecnologia para os anos iniciais do ensino fundamental, identificando a possibilidade ou não de articulação dos conteúdos e construção de novas possibilidades de intervenção na prática pedagógica. Foram, portanto, etapas do trabalho: 1) revisão da literatura sobre currículo, BNCC e TDIC nos anos iniciais do ensino fundamental; 2) estudo dos conteúdos da BNCC; 3) descrição e categorização dos dados; 4) análise e interpretação dos resultados. Acreditamos que estudos dessa natureza contribuem para reflexão e análise crítica da articulação necessária entre o currículo oficial e as TDIC no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental.,
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular. Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. Anos iniciais do ensino fundamental.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação

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