RESULTADO DE BUSCA
POLíTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS E FORMAçãO DO PROFESSOR: ANáLISE DE DISCURSO DE PROFESSORES EM SANTO ANDRé-SP
Autor Principal: Amanda Sousa Batista do Nascimento
Resumo: O presente artigo aborda a temática da Educação Inclusiva, e o seu conteúdo é parte da dissertação de mestrado intitulada A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: o processo de implementação na rede municipal de ensino de Santo André (2008-2016) (NASCIMENTO, 2018). O problema de pesquisa que formulamos e que orientou nossa investigação visou saber como tem sido, na perspectiva de professores e assistentes pedagógicos, o processo de implementação dessa política nas Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF). O procedimento metodológico consistiu na revisão de literatura acerca da implementação de políticas educacionais inclusivas, na análise de documentos tanto nacionais como estrangeiros sobre o tema e em um conjunto de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e assistentes pedagógicos das duas Unidades Escolares da Rede. O contexto mais amplo da pesquisa foi fundamentado na abordagem do ciclo de políticas (BALL, 2011; e MAINARDES, 2006) e a análise das entrevistas foi fundamentada na análise de discurso (ORLANDI, 2009). Os resultados da pesquisa permitem afirmar que as políticas educacionais inclusivas em âmbito municipal se fortaleceram, tendo em vista o vanguardismo desta rede de ensino na formulação de políticas inclusivas.Contudo, também evidenciaram como aspectos negativos a influência das mudanças político-partidárias nas gestões municipais, que alteraram os encaminhamentos das políticas inclusivas.,
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Formação do Professor. Rede Municipal de Santo André.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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