RESULTADO DE BUSCA
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: MOVIMENTOS CONTRADITÓRIOS
Autor Principal: Daiana Bach        Co-autores: Simone Regina Manosso Cartaxo
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas produzidas pelas professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Objetiva caracterizar práticas pedagógicas e seus movimentos contraditórios. O conceito de prática pedagógica baseia-se em Freire (1987;1996) e Souza (2016). Freire (1987) e Arroyo (2013) auxiliam na compreensão dos movimentos contraditórios. A pesquisa é qualitativa e os procedimentos utilizados para coleta de dados foram os questionários (66 respondentes) e observação participante com registros em notas de campo sobre a prática de 4 professoras (BOGDAN e BIKLEN1994). A análise dos dados utilizou a análise de conteúdo (BARDIN,2016). Os resultados apontaram para: a) práticas pedagógicas tradicionais compostas por sequências de atividades e ênfase no uso de caderno/quadro/cópia; b) práticas avaliativas, compreendendo a avaliação como quantificação e controle; c) práticas de punição e recompensa, com troca de favores por bom comportamento; d) práticas desafiadoras, nas quais os alunos são instigados a pensar criticamente. A pesquisa aponta a predominância de um ensino transmissivo, de controle e baseado em relações verticalizadas, entretanto, há indícios de movimentos contraditórios que compreendem seu caráter de emancipação política e humana.,
Palavras-chave: Prática pedagógica. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Movimentos contraditórios.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

Estatísticas:
6
acessos
5
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO