CRIANÇAS E DIREITOS: UM DIÁLOGO POSSÍVEL E NECESSÁRIO NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL | |||
Autor Principal: | CAMILA FERNANDA DA SILVA BANDEIRA Co-autores: ELIANE GIACHETTO SARAVALI | ||
Resumo: | Apresentamos os resultados de uma pesquisa-ação, à luz da Epistemologia Genética e dos estudos sobre o Conhecimento Social, sobre a construção da noção social de direito por alunos do Ensino Fundamental. Participaram desta pesquisa 19 crianças, entre 7 e 9 anos de idade, alunos do 3º ano de uma E.M.E.F. do interior de São Paulo que compunham a turma atribuída à pesquisadora como professora regular. Na fase exploratória da pesquisa, foi aplicada uma entrevista clínica com histórias envolvendo diferentes direitos infantis e suas respectivas violações, em que avaliamos as ideias que as crianças tinham sobre a temática. Na fase de ação, os participantes vivenciaram uma intervenção pedagógica, por meio de atividades multidisciplinares tendo como objetivo favorecer a construção do conhecimento social e o avanço na compreensão dos direitos. Na fase de avaliação, foram reaplicadas as entrevistas clínicas, com a finalidade de verificar a evolução da noção social pesquisada após a implementação da intervenção pedagógica. Os resultados iniciais demonstraram que as crianças possuíam noções bastante simplistas sobre seus direitos e/ou nem os reconheciam. Durante a intervenção pedagógica, observamos o envolvimento da turma, bem como os conflitos e necessidades que surgiam sobre a temática. A partir da intervenção pedagógica, verificamos mudanças evolutivas na maneira dos sujeitos pensarem os direitos das crianças e suas diferentes formas de garantia e violação., | ||
Palavras-chave: | Educação. Direitos das Crianças. Ensino Fundamental. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental | |
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