RESULTADO DE BUSCA
BRINCADEIRA PROTAGONIZADA COMO ATIVIDADE-GUIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA PRÉ-ESCOLAR: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS
Autor Principal: Fernanda Oliveira Brigatto Silvano        Co-autores: Juliana Campregher Pasqualini
Resumo: Nesse trabalho, tomamos como objeto de reflexão as possibilidades didáticas articuladas à compreensão histórico-cultural da brincadeira de papéis sociais como linha central de desenvolvimento da criança pré-escolar, a partir de uma experiência de pesquisa-intervenção com uma turma de crianças de 4 anos em uma cidade de médio porte no interior do Estado de São Paulo. Após caracterizar a natureza da brincadeira protagonizada e sua contribuição para o desenvolvimento infantil à luz da teorização histórico-cultural, apresentamos os resultados do estudo de campo que consistiu na elaboração de uma sequência didática contemplando momentos destinados à brincadeira protagonizada e ações pedagógicas encadeadas com a finalidade de enriquecer o universo simbólico das crianças a respeito da temática específica selecionada pelas pesquisadoras: brincadeira de restaurante . Os momentos destinados à brincadeira protagonizada foram alocados no início e ao final da sequência didática, com a intenção de possibilitar a comparação do argumento do jogo após a realização com as crianças de ações que ampliassem seu conhecimento e repertório acerca do conteúdo temático. Com isso, buscou-se explorar as possibilidades de intervenção da professora-pesquisadora diretamente na atividade de brincadeira e indiretamente em ações que ampliam o círculo de contatos da criança com determinadas esferas da prática social, além de avaliar o desenrolar do enredo lúdico no início e ao final da sequência didática.,
Palavras-chave: Brincadeira protagonizada. Desenvolvimento infantil. Intervenção didática.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

Estatísticas:
22
acessos
12
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO