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O DEBATE REGRADO COMO INSTRUMENTO CATALISADOR DA APRENDIZAGEM DO RACIOCÍNIO ARGUMENTATIVO
Autor Principal: Ana Flávia Lopes Lenharo - GEPELin FC UNESP/Bauru        Co-autores: Décio Dantas do Nascimento - GEPELin FC UNESP/Bauru, Kathia Alexandra Lara Canizares - GEPELin FC UNESP/Bauru, Rosa Maria Manzoni - GEPELin FC UNESP/Bauru , Thaís Cavalcanti dos Santos - GEPELin FC UNESP/Bauru
Resumo: Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado que utilizou o debate regrado, gênero textual oral formal, como instrumento catalisador da aprendizagem do raciocínio argumentativo em estudantes da terceira série do ensino médio. O tema do debate foi motivado por uma questão sociocientífica controversa que emergiu da realidade local dos estudantes: a poluição do rio Tietê. Foi utilizada a metodologia da pesquisa-ação (THIOLLENT), com a professora-pesquisadora diretamente envolvida nas condições concretas da pesquisa. O debate foi conduzido segundo o procedimento sugerido por Dolz, Schneuwly e Pietro e a concepção de oralidade e interação partiu do pressuposto de dialogia de Bakhtin e Volochinov. A produção dos dados da pesquisa ocorreu a partir do desenvolvimento, em duas aulas, do debate regrado com 29 alunos, divididos em papéis sociais ficcionalizados, como recurso auxiliar para o desenvolvimento de raciocínio argumentativo. Uma vez gravado o debate, a transcrição das falas dos alunos foi tabulada, segundo o procedimento de análise de conteúdo (BARDIN) a partir de marcadores vinculados aos temas mobilizados pelos argumentos e aos participantes que os mobilizaram. Pôde-se notar, após o processamento dos dados, o vínculo entre os papéis sociais ficcionalizados e os argumentos mobilizados tanto na reprodução de lugares-comuns vinculados a esses papéis (a imagem desgastada de lideranças políticas) quanto da influência da experiência de vida dos alunos mais próximos desses papéis (os moradores de regiões afetadas pelo problema). Também foi possível notar a relevância da abordagem de questões sociocientíficas para articular conhecimentos de outras áreas na formulação do raciocínio argumentativo.,
Palavras-chave: Gênero oral. Debate regrado. Questões Sociocientíficas
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

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