RESULTADO DE BUSCA
GLOBO TERRESTRE E SISTEMA DE COORDENADAS: EXPERIÊNCIA COM A CARTOGRAFIA TÁTIL
Autor Principal: Barbara Gomes Flaire Jordão        Co-autores: Mariane Ravagio Catelli, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena
Resumo: A pesquisa se encontra na relação da Geografia com a Cartografia na sala de aula ao trabalhar o tema de coordenadas geográficas para pessoas com baixa visão ou cegueira. Dentro desta perspectiva surge a Cartografia Tátil com técnicas e metodologias para explicar temas da educação geográfica para pessoas com deficiência visual. Com a construção de um globo terrestre adaptado, através de materiais acessíveis, confirmou que a Cartografia Tátil não deve ficar confinada as instituições especializadas, mas sim fazer parte do cotidiano escolar. Ao fazer com que os alunos com e sem deficiência interagissem por meio do material adaptado, notou-se que a inclusão escolar foi efetivada.,
Palavras-chave: Cartografia tátil. Inclusão. Geografia inclusiva.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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