ENSINOS DO PROGRAMA LER E ESCREVER EM PEQUENOS PASSOS EM UMA ADULTA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | |||
Autor Principal: | Emille Gomes Paganotti Co-autores: Mariana Cristina Pedrino | ||
Resumo: | Essa pesquisa objetivou avaliar o desempenho de uma adulta com deficiência intelectual moderada, em nomear, ler e escrever nove itens após intervenção dos três primeiros passos de ensino do Programa Ler e Escrever em Pequenos Passos . O Ensino 1 compreendeu as palavras bolo, tatu e vaca; o Ensino 2 compreendeu as palavras bico, mala e tubo e; o Ensino 3, as palavras pipa, cavalo e apito. A pesquisa foi caracterizada por sujeito único e consistiu em um estudo experimental com delineamento A-B, de múltiplas sondagens. Foram realizados Testes Avaliativos anteriores, considerados Linhas de Base (LB), a aplicação das atividades do referido Programa e Sondagens ao final de cada Ensino. Como resultado, foi possível notar que a nomeação de figuras foi a tarefa com maior frequência de acertos. Também se observou aumento de acertos em todas as áreas avaliadas, por mais que existam oscilações, e melhor desempenho na leitura em comparação com a escrita, o que é justificável por serem habilidades diferentes. O reforço sonoro do programa demonstrou relevância na motivação da aluna. Todavia, quando repetida alguma condição, foi necessário incentivo oral das pesquisadoras. Constatou-se que a hipótese inicial foi confirmada, ou seja, houve aumento de acertos e de estabelecimento de emparelhamento, bem como melhora na condição de leitura e de escrita da participante., | ||
Palavras-chave: | Educação Especial. Emparelhamento com Modelo. Ensino. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial | |
Estatísticas: | 13 acessos |
8 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!