RESULTADO DE BUSCA
ENSINOS DO PROGRAMA LER E ESCREVER EM PEQUENOS PASSOS EM UMA ADULTA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Autor Principal: Emille Gomes Paganotti        Co-autores: Mariana Cristina Pedrino
Resumo: Essa pesquisa objetivou avaliar o desempenho de uma adulta com deficiência intelectual moderada, em nomear, ler e escrever nove itens após intervenção dos três primeiros passos de ensino do Programa Ler e Escrever em Pequenos Passos . O Ensino 1 compreendeu as palavras bolo, tatu e vaca; o Ensino 2 compreendeu as palavras bico, mala e tubo e; o Ensino 3, as palavras pipa, cavalo e apito. A pesquisa foi caracterizada por sujeito único e consistiu em um estudo experimental com delineamento A-B, de múltiplas sondagens. Foram realizados Testes Avaliativos anteriores, considerados Linhas de Base (LB), a aplicação das atividades do referido Programa e Sondagens ao final de cada Ensino. Como resultado, foi possível notar que a nomeação de figuras foi a tarefa com maior frequência de acertos. Também se observou aumento de acertos em todas as áreas avaliadas, por mais que existam oscilações, e melhor desempenho na leitura em comparação com a escrita, o que é justificável por serem habilidades diferentes. O reforço sonoro do programa demonstrou relevância na motivação da aluna. Todavia, quando repetida alguma condição, foi necessário incentivo oral das pesquisadoras. Constatou-se que a hipótese inicial foi confirmada, ou seja, houve aumento de acertos e de estabelecimento de emparelhamento, bem como melhora na condição de leitura e de escrita da participante.,
Palavras-chave: Educação Especial. Emparelhamento com Modelo. Ensino.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

Estatísticas:
13
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO