RESULTADO DE BUSCA
FíSICA E CANçõES NA EDUCAçãO INFANTIL: PROPOSTA DE CIêNCIAS EM UM PROJETO DE DIVULGAçãO CIENTíFICA
Autor Principal: Giuliana Coutinho Vitiello        Co-autores: Vitor Martins Menezes, Aline Orvalho Pereira, Emerson Ferreira Gomes, Luís Paulo de Carvalho Piassi
Resumo: Nesta pesquisa apresentaremos os resultados obtidos a partir de uma intervenção pedagógica com a temática física de Afunda ou boia? , realizada com estudantes de Educação Infantil, de uma escola da Zona Leste da cidade de São Paulo, numa situação de ensino por projetos; no caso, um projeto que utiliza canções e videoclipes como ferramenta para ensinar e divulgar Ciências. Para isso, a canção utilizada foi Indiozinhos da série de vídeos infantis Bob Zoom, disponíveis na internet. As atividades desenvolvidas envolveram as instâncias de Elaboração, Aplicação/Intervenção e Análise, baseadas no pensamento do pedagogo francês Georges Snyders, que defende o uso de elementos da cultura primeira do estudante, como os produtos culturais consumidos pelo mesmo, para se realizar a conexão com a cultura elaborada em processos de ensino-aprendizagem, trazendo a satisfação ao mesmo. No trabalho, apresentaremos, também, breves discussões sobre a importância da utilização de canções e das Ciências para o público da Educação Infantil.,
Palavras-chave: Educação em Ciências; Canção; Ciências na Educação Infantil.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

Estatísticas:
15
acessos
10
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO