FíSICA E CANçõES NA EDUCAçãO INFANTIL: PROPOSTA DE CIêNCIAS EM UM PROJETO DE DIVULGAçãO CIENTíFICA | |||
Autor Principal: | Giuliana Coutinho Vitiello Co-autores: Vitor Martins Menezes, Aline Orvalho Pereira, Emerson Ferreira Gomes, Luís Paulo de Carvalho Piassi | ||
Resumo: | Nesta pesquisa apresentaremos os resultados obtidos a partir de uma intervenção pedagógica com a temática física de Afunda ou boia? , realizada com estudantes de Educação Infantil, de uma escola da Zona Leste da cidade de São Paulo, numa situação de ensino por projetos; no caso, um projeto que utiliza canções e videoclipes como ferramenta para ensinar e divulgar Ciências. Para isso, a canção utilizada foi Indiozinhos da série de vídeos infantis Bob Zoom, disponíveis na internet. As atividades desenvolvidas envolveram as instâncias de Elaboração, Aplicação/Intervenção e Análise, baseadas no pensamento do pedagogo francês Georges Snyders, que defende o uso de elementos da cultura primeira do estudante, como os produtos culturais consumidos pelo mesmo, para se realizar a conexão com a cultura elaborada em processos de ensino-aprendizagem, trazendo a satisfação ao mesmo. No trabalho, apresentaremos, também, breves discussões sobre a importância da utilização de canções e das Ciências para o público da Educação Infantil., | ||
Palavras-chave: | Educação em Ciências; Canção; Ciências na Educação Infantil. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil | |
Estatísticas: | 15 acessos |
10 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!