RESULTADO DE BUSCA
NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESPAÇO DE/PARA DENÚNCIA-ANÚNCIO
Autor Principal: Ana Claudia Molina Zaqueu Xavier
Resumo: Apresentar as narrativas como um lugar potente para a criação de um espaço de/para denúncia-anuncio na formação de professores é o objetivo deste artigo. Os dados analisados que permitiram com que fosse possível defender esta postura, são provenientes de uma pesquisa de doutorado que teve por objetivo elaborar compreensões sobre a mobilização de narrativas na formação de professores no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de São Carlos. A pesquisa esteve pautada nos pressupostos teóricos-metodológicos da História Oral. A partir da análise dos dados, foi possível perceber que, algumas das mobilizações, possibilitavam não só a formação dos pibidianos como também manifestavam denúncias sobre as condições e fragilidades da escola, da universidade, das políticas públicas etc. Além disso, na medida em que tais questões eram colocadas em suspensão para que fosse realizado o movimento reflexivo e de interlocução com referenciais teóricos e demais agentes que vivenciavam/partilhavam daquela realidade, foi possível identificar os anúncios produzidos. Por fim, para operar com as narrativas do modo como estão propostas no artigo, é preciso provocar um deslocamento em relação ao que, historicamente, tem sido apresentado como verdades sobre o processo formativo. A mobilização apresentada pressupões o diálogo horizontal, a não polarização e hierarquização entre instâncias e saberes e a participação ativa do sujeito em sua formação.,
Palavras-chave: História Oral. Narrativas. Formação docente.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

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