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PROJETO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: A VARIAÇÃO DA MELANINA NOS MELANÓCITOS E SEUS ASPECTOS BIOLÓGICOS, FILOSÓFICOS, HISTÓRICOS E SOCIOLÓGICOS
Autor Principal: Breno Alves dos Santos Blundi        Co-autores: Gabrielle Del Campo de Freitas, Gabriel Rattighieri Barão
Resumo: Em 2008 lançou-se o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), neste documento o governo firma o seu compromisso com a Educação pautada nos princípios dos Direitos Humanos: promoção da igualdade de oportunidades e da equidade, no respeito à diversidade e na consolidação de uma cultura democrática e cidadã. O PNEDH exprime a necessidade da construção de um currículo que tenha compromisso em trabalhar os Direitos Humanos de maneira transversal com todas as disciplinas do currículo escolar, entre tanto a escola e os professores carecem de publicações e livros que os dê um norte e uma possibilidade de trabalho pautado nos propósitos do PNEDH. Desta maneira, o trabalho que se segue visa apresentar uma possibilidade de trabalho sobre o racismo de maneira científica e articulada com quatro disciplinas da grade curricular do ensino médio, tendo como objetivo central refletir e trabalhar nas disciplinas de Biologia, Sociologia, História e Filosofia a variação da cor de pele dos indivíduos, trabalhando interdisciplinarmente a Declaração dos Direitos Humanos, centrando-se no artigo 1º da Declaração. A metodologia que fundamenta o trabalho é a Metodologia de Trabalho Docente-Discente (Gasparini, 2013), desenvolvida através do método proposto por Saviani, a Pedagogia Histórico-Crítica (Saviani, 2013).,
Palavras-chave: Direitos Humanos. Educação. Emancipação.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

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