RESULTADO DE BUSCA
AS RELAçõES ENTRE O DESEMPENHO EM MATEMáTICA AO FINAL DO ENSINO MéDIO E O CONTEXTO ESCOLAR
Autor Principal: André Augusto dos Anjos Couto
Resumo: O objetivo desse trabalho é analisar o desempenho escolar em Matemática ao final do Ensino Médio e o contexto escolar. O desempenho foi captado a partir dos resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o contexto escolar reflete as características das escolas. Estudos já demonstraram que o desempenho dos alunos é influenciado por características sociodemográficas e pelas condições das unidades escolares. Foram analisados resultados em Matemática no ENEM de 2.367 escolas de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. Os dados contextuais que caracterizam as escolas se referem ao nível socioeconômico das unidades escolares, taxa de reprovação no Ensino Médio, regularidade docente, infraestrutura e presença de crimes no entorno das escolas, sendo o ano de referência 2015. O procedimento de análise foi a regressão linear. Os resultados demonstraram que escolas cujos alunos possuem menores condições socioeconômicas, que possuem alta taxa de reprovação, que apresentam quadro de professores muito rotativo com pouca estabilidade, com baixa infraestrutura e condições mais precárias e que possuem um entorno mais violento estão associadas de forma negativa com melhores resultados em Matemática no ENEM. Os resultados sugerem que alunos estudarem em escolas cujo contexto reflete as características citadas anteriormente podem apresentar baixo desempenho em Matemática ao final do Ensino Médio.,
Palavras-chave: Desempenho em Matemática; Contexto Escolar; ENEM
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
11
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO