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PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO NA INCLUSÃO ESCOLAR: ANALISANDO CONHECIMENTO DE PROFESSORES
Autor Principal: Regiane da Silva Barbosa        Co-autores: Miryan Cristina Buzetti, Maria Piedade Resende da Costa
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o conhecimento de professores de educação básica sobre Plano de Ensino Individualizado antes da realização de um curso de formação em serviço sobre o tema. Alunos público alvo da Educação Especial tem o direito a matrícula na rede regular de ensino e a uma educação de qualidade. Para garantir o acompanhamento dos alunos, é necessário registrar as dificuldades, habilidades, progressos e intervenções já realizadas com o aluno, para isso, o plano de ensino individualizado é fundamental no trabalho docente. A pesquisa realizada é qualitativa, na modalidade exploratória e contou com a autorização dos 19 professores participantes que responderam a um questionário semiestruturado sobre a temática. Os dados dos questionários foram categorizados para melhor análise, sendo possível identificar que o termo Plano de Ensino Individualizado é conhecido pelos professores, mas estes não compreendem com clareza o objetivo deste documento e nem como desenvolve-lo, consequentemente ele ainda não faz parte das práticas pedagógicas dos professores. Sendo então, necessário oferecer ao professor mais oportunidade de formação continuada, capacitando esse profissional para o trabalho na escola inclusiva, assegurando um ensino adequado e de qualidade a todos.,
Palavras-chave: Inclusão Escolar. Plano de Ensino Individualizado. Formação de Professores.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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