MOTIVAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: SATISFAÇÃO EM ENSINAR LEVA AO INTERESSE EM APRENDER? | |||
Autor Principal: | Karine Zanotti Co-autores: Gabriela Momenté Masselli, Luiz Henrique Ferreira | ||
Resumo: | A desmotivação de alunos e professores de Química é uma preocupação atual. Com o intuito de entender se o comportamento de um afeta o outro, utilizou-se nesta pesquisa como referencial teórico a Teoria da Autodeterminação, a qual descreve os diferentes graus de motivação existentes (continuum de motivação) – desde um estado desmotivado até a mais elevada motivação que alguém pode sentir. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar quais graus de motivação professores de escolas públicas apresentam, bem como o quão motivados seus alunos se sentem, a fim de investigar se há uma relação direta de interesse no processo de ensino-aprendizagem de Química. Para tanto, foram utilizados questionários com escala Likert de 7 pontos e, após análises de confiabilidade das respostas e dos graus de motivação, verificou-se que de fato há uma relação entre ambos: a motivação de cada um dos professores analisados apresenta correlação com a motivação de sua respectiva turma. | ||
Palavras-chave: | Grau de motivação. Teoria da Autodeterminação. Química. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem | |
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