RESULTADO DE BUSCA
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E INCLUSÃO ESCOLAR
Autor Principal: Elisa Ramos da Silva        Co-autores: Fernanda Vilhena Mafra Bazon
Resumo: Esse estudo teve com foco a formação inicial de professores de ciências na perspectiva da Educação Inclusiva (EI), com ênfase nas experiências de estágios supervisionados. O objetivo foi analisar como as experiências propostas pelo estágio obrigatório do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição pública no estado de São Paulo favoreceram discussões, reflexões e práticas voltadas à EI. Para a coleta de dados foram aplicados instrumentos de autopreenchimento (IAPs) para os discentes que frequentaram o estagio em 2017 e, também, para os docentes responsáveis pelo estágio supervisionado. A pesquisa teve como fundamentação a Teoria Histórico-Cultural (THC) e a Pedagogia Histórico Crítica (PHC). Para a análise dos IAPs foram definidos cinco núcleos de significação a partir do corpus de dados. Os resultados mostraram que ocorrem discussões sobre EI nas aulas de estágio e outras disciplinas. Entretanto, como não existe uma disciplina obrigatória na área e este tema não está sistematicamente inserido de forma transversal nas demais disciplinas do curso, o mesmo pode ficar em segundo plano e com pouca discussão teórica e metodológica, fundamentais para formar os futuros professores para a inclusão de alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais (NEE).,
Palavras-chave: Formação inicial. Educação Inclusiva. Estágio.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

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