RESULTADO DE BUSCA
ANáLISE DO DOMíNIO TEóRICO-PEDAGóGICO DE LICENCIANDOS EM FíSICA EM EXPERIêNCIAS EDUCATIVAS DURANTE O ESTáGIO SUPERVISIONADO
Autor Principal: JOSE RICARDO DA SILVA ALENCAR        Co-autores: Nelson Leite Cardoso, Odete Pacubi Baierl Teixeira
Resumo: Avaliou-se saberes pedagógicos no estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Ciências-habilitação em Física. Como problemática se buscou refletir de que forma estes licenciandos articulam tais saberes da sua formação para a elaboração de um mini-curso. Procurou-se avaliar em que aspectos as atividades implementadas proporcionaram o desenvolvimento de ações e reflexões recíprocas dos sujeitos, particularmente no desenvolvimento de situações diferenciadas. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo a partir de transcrições de gravações de áudio e vídeo. Relatos dos licenciandos mostraram uma inadequação entre o domínio teórico-metodológico acumulado de forma diversa ao longo do curso e os resultados de aprendizagem sobre os princípios pedagógicos previstos no curso. Os sujeitos revelaram que, quando estimulados a criar atividades diferenciadas da tradicional exposição de fórmulas, mostraram-se em dificuldades de elaborar e aplicar métodos alternativos; percebe-se que a quase ausência de momentos de ação-reflexão-ação durante sua formação inicial está relacionada a uma falta de auto-consciência de sua prática quanto ao processo de se auto-avaliar; a pouca experiência de vivenciar um contexto prático de ensino se revela na dificuldade de realizar um processo contínuo de planejar, executar e avaliar a própria prática; as experiências vividas dentro e fora da formação universitária, bem como as características de personalidade indicam e promovem diferentes habilidades na prática docente. Reitera-se que a formação inicial precisa de mais momentos de ação-reflexão-ação e fundamentar o processo formativo numa epistemologia da prática,
Palavras-chave: Ensino de Física. Estágio Supervisionado. Saberes Docentes
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
15
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO