RESULTADO DE BUSCA
SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE QUÍMICA LIMITES E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor Principal: Ozair da Silva Mota        Co-autores: Orliney Maciel Guimarães
Resumo: O objetivo dessa pesquisa de natureza qualitativa com observação participante foi de analisar os limites e possibilidades da Sala de Aula Invertida no Ensino de Química em uma escola pública da educação básica. Para isso foi desenvolvida uma sequência didática sobre o conteúdo de Termoquímica totalizando 12 aulas, as quais foram desenvolvidas uma parte de forma virtual, utilizando-se a Plataforma Google Sala de Aula e a outra parte presencialmente em sala de aula. Para constituição dos dados foram utilizados os diários de campo do professor, as atividades postadas no ambiente virtual de aprendizagem pelos alunos, um questionário final avaliativo sobre a metodologia desenvolvida, sendo os colaboradores da pesquisa 25 alunos do 2º. Ano do ensino médio de uma escola pública da educação básica localizada no município de Curitiba-PR. Os resultados apontaram entre as limitações, a ausência física do professor no momento em que o aluno assiste as vídeoaulas bem como a defasagem ou ausência das TDCI dependendo da escola e do perfil de alunos que vai ser trabalhado. Por outro lado, as possibilidades pedagógicas identificadas a partir dos dados constituídos são muito animadores a ponto de sugerirmos a aplicabilidade da proposta, destacamos entre eles o maior protagonismo dos alunos, a ampliação e aprofundamento dos estudos sobretudo com o uso do universo de informações e vídeoaulas disponíveis na internet. A maximização e intensificação das relações aluno-alunos e alunos-professor, bem como a possibilidade de ter as aulas 24 horas e 7 dias da semana na palma das mãos, que é trabalhar dentro da realidade digital do qual estamos vivendo e nossos alunos são nativos .,
Palavras-chave: Sala de Aula Invertida. Ensino de química. Limites e Possibilidades
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação

Estatísticas:
13
acessos
10
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO