RESULTADO DE BUSCA
O ENSINO NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO E SUA IMPORTÂNCIA NA REINSERÇÃO SOCIAL
Autor Principal: Tamires Fernanda Baptista Frasson
Resumo: Estudar é direito da população carcerária brasileira e a reinserção social dos detentos por meio do estudo é fundamental para a mudança dessas pessoas. Os presídios brasileiros, no entanto, violam o direito de acesso à educação pelas pessoas privadas de liberdade, apresentando dificuldades de implementação quando se trata do oferecimento do ensino, ou seja, muitos são os dispositivos legais existentes, porém, carecem de efetividade. Diante disso, este trabalho tem como objetivos discutir, através dos resultados de pesquisas realizadas, a importância da educação no sistema prisional brasileiro; e analisar a realidade do ensino dentro dessas unidades, bem como os principais desafios e perspectivas, as diretrizes para educação nesses estabelecimentos penais, os possíveis desdobramentos para a educação de jovens e adultos detentos e a influência da educação na reinserção social. Os resultados evidenciam o enorme abismo que as políticas de educação prisional no Brasil ainda precisam enfrentar, já que apenas um em cada dez detentos brasileiros (dos mais de 700 mil) participa de atividades educacionais oferecidas nas prisões. Conclui-se que a oferta da educação escolar nas prisões é um dos mecanismos que visa a possibilidade da reinserção social dos detentos. Nesse sentido, a educação nas prisões, embora não seja o único caminho, tem importante papel a desempenhar, devendo ser alvo de investigações que ajudem a compreender quais as melhores alternativas e práticas a serem adotadas para tornar mais humana a permanência desses indivíduos nas prisões; ao mesmo tempo em que contribua para sua reabilitação, diminuindo os atuais índices de reincidência no sistema penitenciário.,
Palavras-chave: Ensino. Sistema prisional. Reinserção social.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 4 - Políticas e Práticas na Educação de Jovens e Adultos

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