RELAÇÕES HIERARQUICAS NA CONTITUIÇÃO DO CURÍCULO DE FORMAÇÃO INICIAL | |||
Autor Principal: | Tais Andrade dos Santos Co-autores: Moacir Pereira de Souza Filho | ||
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de contrastar as relações de hierarquia na construção do currículo de formação inicial de professores. Este trabalho apresenta um recorte da dissertação Diretrizes Reestruturadoras das Licenciaturas no Brasil: Reflexões sobre um currículo de transição do curso de Licenciatura em Física , de modo que este trabalho apresenta uma fração dos resultados e dos referenciais teóricos utilizados. A natureza metodológica deste trabalho foi qualitativa caracterizada como estudo de caso, de modo que os dados aqui expressos foram coletados por meio de questionários com discentes, análise documental e entrevistas com Docentes e Gestores de um curso de Licenciatura em Física. Os referenciais teóricos utilizados foram Apple e Sacristã. Os resultados obtidos durante a investigação foram de um cenário falta de interlocução entre as esferas hierárquicas, de modo que ao analisar os dados do estudo de caso percebe-se que na esfera legislativa e criadora/ elaboradora de currículo existe uma necessidade de estreitamento de relações por meio de formação continuada para os docentes e na esfera executora (professores, gestores e discentes) a necessidade uma articulação entre discursos para uma melhor qualidade de estruturação do currículo de formação docente. , | ||
Palavras-chave: | Formação de professores. Licenciatura em Física. Reestruturação Curricular. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 5 - Políticas e Práticas no Ensino Superior | |
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