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AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DOCUMENTOS OFICIAIS
Autor Principal: Naiara Caroline Vaz Rosa-Pereira        Co-autores: Bruna Cury de Barros
Resumo: A homologação das DCNEI, no ano de 2009, marca a educação infantil ao reconhecer essa etapa em suas especificidades e apresentar uma inovadora concepção sobre os aspectos envolvidos na prática educativa com crianças pequenas. Dentre tais concepções, destaca-se o olhar diferenciado para a avaliação nesta etapa. Desta forma, o presente trabalho apresenta uma análise sobre as DCNEI e outros dois documentos oficiais que se baseiam nas diretrizes a fim de discutir sobre a finalidade da avaliação na educação infantil. A análise dos documentos indica que, apesar de possuir caráter diferenciado de outros níveis de ensino, a avaliação na educação infantil é fundamental para não somente acompanhar o processo de desenvolvimento das crianças, como (re)planejar as práticas pedagógicas desenvolvidas na instituição. ,
Palavras-chave: Educação Infantil. Avaliação. Documentos oficiais.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

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