RESULTADO DE BUSCA
LEITURA E NARRAçãO DE HISTóRIAS POR PAIS DE CRIANçAS DE 2 A 5 ANOS
Autor Principal: Luciane Mees Fontes        Co-autores: Aline Roberta Aceituno da Costa
Resumo: A Educação Infantil é de grande importância para o desenvolvimento de aspectos que influirão ao longo da vida do indivíduo. Atividades de narração de histórias tem se mostrado efetivas para auxiliar na estimulação linguística e de aspectos cognitivos na infância. Esse trabalho investigou as concepções e estimulo a leitura e narração de histórias por pais de crianças de 2 a 5 anos. Participaram do estudo, 8 familiares de crianças de 2 a 5 anos, frequentadoras de uma escola municipal. O estudo constou de duas partes, na primeira, o participante respondeu um questionário sobre os hábitos de contar histórias para seus filhos. Foram realizadas quatro oficinas que fomentaram a reflexão sobre o ato de contar histórias, o repertório e o impacto da atividade no desenvolvimento infantil, assim, as oficinas incluíam atividades de narração, confecção de livros e orientações a respeito dos estímulos a leitura. A coleta de dados realizou-se por meio de um questionário aplicado antes e após os encontros. Os dados foram sistematizados mediante abordagem qualitativa. Analisou-se o repertório dos pais e responsáveis, bem como o desempenho após os encontros. Os resultados indicaram que a prática da atividade leitura era pouco realizada e/ou pouco aproveitada antes dos encontros. A realização dos encontros, discussões e oficinas propiciou o aumento do repertório e o conhecimento acerca do tema, além do relato verbal de mudança na quantidade e qualidade das atividades de narração com as crianças.,
Palavras-chave: Leitura. Narração. Pais
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

Estatísticas:
8
acessos
4
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO