RESULTADO DE BUSCA
CONCEPÇÕES SOBRE A INTELIGÊNCIA HUMANA MANIFESTADA NO COTIDIANO ESCOLAR
Autor Principal: Yara Machado da Silva        Co-autores: Vilma Lení Nista-Piccolo
Resumo: Esse estudo foi desenvolvido com o objetivo de compreender as concepções expressas pelos professores, gestores e coordenadores de uma escola de ensino básico, sobre as manifestações das inteligências, em suas diversas possibilidades de expressão, demonstradas pelos estudantes de uma turma de 5º ano do Ciclo I do Ensino Fundamental, durante as aulas. A pesquisa de campo utilizou a técnica de entrevistas in loco, com a meta de identificar nas respostas dadas às questões sobre práticas docentes, possíveis atividades estimuladoras dos potenciais das crianças, em situações de dificuldade de aprendizagem revelada no comportamento delas. O referencial teórico que subsidiou esse estudo foi a Teoria das Inteligência Múltiplas (GARDNER, 1994, 2000). O método de análise dos dados foi pautado na Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory), pela qual foi possível explorar as diferentes dinâmicas do contexto investigado. Os resultados mostraram que os discursos dos agentes escolares permeavam concepções presentes na Teoria das Inteligência Múltiplas, mas, nas descrições das suas práticas docentes, percebe-se que essa visão não era contemplada. Falta-lhes a compreensão de que as múltiplas inteligências podem ser abordadas como um caminho para os conteúdos a serem desenvolvidos. Um conhecimento profundo da teoria e das possibilidades de sua inserção nas práticas pedagógicas seria uma estratégia eficiente para facilitar a aprendizagem dos escolares.,
Palavras-chave: Inteligência Humana; Cotidiano Escolar; Práticas Pedagógicas.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

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