DEFICIENTES VISUAIS E A CARTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA | |||
Autor Principal: | Vitor Ferreira de Souza Co-autores: Lourenço Magnoni Júnior | ||
Resumo: | O desafio de efetivar a educação inclusiva nas escolas traz para todos os professores e comunidade escolar o compromisso de buscar novas ferramentas e práticas para se trabalhar com todos os tipos de inclusão. Pensando à luz desse desafio, a cartografia tátil no ensino de geografia converge com a necessidade dos alunos deficientes visuais compreenderem o espaço geográfico a partir dos mapas, trazendo conceitos importantes como região, fronteira e território. Nessa perspectiva, o presente trabalho busca, ao longo de uma revisão bibliográfica sobre inclusão e cartografia tátil, apresentar uma breve discussão sobre a necessidade de pensar em educação inclusiva no ensino da cartografia e também apresentar mapas táteis possíveis de se trabalharem em sala de aula, seus usos e limitações incluindo relatos de experiências do autor. , | ||
Palavras-chave: | Educação inclusiva. Cartografia tátil. Ensino de geografia. | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial | |
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