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A PROFESSORA DA ESCOLA MATERNAL: PARTICULARIDADES E RELEVâNCIA DE SEU TRABALHO
Autor Principal: Viviane Barrozo Manfré        Co-autores: Fabiana Zanardo Ferreira, Cinthia Magda Fernandes Ariosi
Resumo: Este trabalho surgiu a partir de discussões realizadas no Grupo de Estudos e Pesquisa da Primeira Infância - GEPPI, da Faculdade de Ciência e Tecnologia - Unesp. Verifica-se que, ao adentrar na escola, a criança ainda necessita de cuidados que estejam próximos aos cuidados maternos, tendo em vista que a instituição de educação infantil é o segundo núcleo de socialização para as crianças, que acabam de sair do seu núcleo familiar primário. O objetivo geral desse trabalho consistiu em ressaltar a relevância do papel da professora para o desenvolvimento pleno da criança nas escolas de educação infantil. Para tanto, estabelecemos como específicos os seguintes objetivos: I) Elucidar as contribuições de Winnicott acerca da importância do estabelecimento de vínculo entre a professora e a criança; II) Compreender a importância da qualidade das experiências na primeiríssima infância para o desenvolvimento pleno da criança e III) Enfatizar a relevância da função da escola de educação infantil na vida das crianças de 0 à 3 anos. Para alcançar os objetivos propostos, a abordagem metodológica adotada no trabalho foi qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica em material teórico de Winnicott. Compreende-se que a professora exerce um papel extremamente importante para a formação da criança na primeiríssima infância, tendo em vista que é durante esse período são formadas as bases do desenvolvimento da criança.,
Palavras-chave: Primeira infância. Professora. Creche.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

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