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COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: BENEFÍCIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM RECURSO COM UM ALUNO AUTISTA
Autor Principal: Fabiana Lacerda Evaristo        Co-autores: Maria Amelia Almeida
Resumo: A comunicação tem sido um dos fatores mais importantes apontados no que diz respeito à qualidade de vida de pessoas com o diagnóstico de autismo, muitas vezes, nesses casos, podendo ser inexistente ou disfuncional, com ou sem fala. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o desempenho um aluno com transtorno do espectro do autismo durante a implementação da adaptação do PECS. Participaram dessa pesquisa um aluno com dificuldade na comunicação oral e a professora dessa sala de aula. A professora foi capacitada como interlocutora por meio dos procedimentos de ensino do programa PECS. Os familiares dos participantes forneceram dados necessários para o planejamento das intervenções, de acordo com o roteiro de entrevista semiestruturado e com a lista de interesses do participante. As intervenções foram realizadas em uma sala de aula de uma escola de Educação Especial localizada em um município de médio porte no interior do estado de São Paulo. Os protocolos de registros com as fases da adaptação do PECS foram usados para registrar o desempenho do participante. Os resultados alcançados apontam que, a partir da aplicação do programa, o aluno apresentou desenvolvimento satisfatório de comunicação por troca de figuras. Durante a pesquisa, o aluno aumentou suas habilidades comunicativas de acordo com as suas necessidades e seus desejos, por meio da ação da professora, que teve interferência durante todo o programa, garantindo sua eficácia. ,
Palavras-chave: Educação Especial. Transtorno do Espectro do Autismo. Comunicação Alternativa.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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