RESULTADO DE BUSCA
COMPETÊNCIAS DE PROFESSORAS PARA ATUAÇÃO COM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO E ATÍPICO
Autor Principal: CRISTIANE DE AZEVEDO GUIMARÃES        Co-autores: CAROLINA SEVERINO LOPES DA COSTA
Resumo: A Educação Infantil representa um momento privilegiado para o desenvolvimento infantil, sendo importante conhecer a forma como professores da pré-escola avaliam suas competências para atuar tanto com crianças com desenvolvimento típico quanto atípico. Portanto, o presente estudo objetivou verificar uma autoavaliação de professoras da pré-escola para a realizar atividades curriculares e manejar comportamentos de crianças pré-escolares com desenvolvimento típico e atípico. Participaram 32 professoras da pré-escola que possuíam ao menos um aluno com desenvolvimento atípico em sua sala. Este estudo é do tipo descritivo, e a coleta de dados foi feita nas instituições de ensino de Educação Infantil, por meio da realização de uma entrevista fechada. Os resultados mostraram que, de modo geral, as professoras se autoavaliaram positivamente para realizar atividades curriculares e desempenho mediano para manejar comportamentos de crianças com desenvolvimento típico. Já para as crianças com desenvolvimento atípico, estas mesmas professoras se autoavaliaram como apresentando desempenho mediano para realizar atividades e para manejar comportamentos de seus alunos. Os dados sugerem que as professoras necessitam de maior conhecimento para atuar com alunos com desenvolvimento atípico. Pesquisas com dados de observação direta poderiam complementar as informações do presente estudo.,
Palavras-chave: Educação Infantil. Desenvolvimento típico e atípico. Professores.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

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