RESULTADO DE BUSCA
EDUCAçãO DO CAMPO: ASPECTOS DE UMA GESTãO DEMOCRáTICA
Autor Principal: Izabela Cruz Faccioli        Co-autores: Vanda Moreira Machado Lima
Resumo: Esse estudo visa refletir sobre práticas de gestão democrática em uma escola pública estadual de assentamento. Utilizamos a abordagem qualitativa. A coleta de informações foi realizada por meio da revisão bibliográfica e de uma entrevista semiestruturada com a análise de conteúdo. Os principais autores que fundamentaram nossas reflexões foram: Caldart (2009), Martins (2012) e Szymanski (2007). Observamos que mesmo diante de inúmeros desafios na efetivação de uma gestão democrática há possibilidades de construção de uma escola de educação do campo que compreenda as especificidades de seus alunos e famílias. Constatamos que uma gestão democrática se constrói a partir de ações, como: criar vínculos afetivos e de confiança com os familiares, formar o aluno ativo em seu processo de emancipação, valorizar a presença da comunidade no cotidiano escolar, conhecer e compreender as necessidades e potencialidades dessa realidade, e principalmente lutar coletivamente por uma educação de qualidade, justa e democrática. ,
Palavras-chave: Gestão Democrática. Educação do Campo. Participação.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 2 - Políticas e Práticas no Ensino Fundamental

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