RESULTADO DE BUSCA
CICLO DE AÇÕES NA CRIAÇÃO DE HIPERTEXTO: ARTICULANDO PIRACEMA COM O ESTUDO DA NUTRIÇÃO
Autor Principal: Flora Auxiliadora Ximenes        Co-autores: Suely Scherer
Resumo: Neste artigo relata-se e analisa-se a experiência realizada por uma professora de ciências com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de contextualização do conceito de piracema no conteúdo curricular de nutrição. A pesquisa caracterizou-se, portanto, como qualitativa, de análise exploratória. Com apoio nas ideias do ciclo de ações de Valente (1999, 2005), foi proposto aos estudantes a criação de um hipertexto em uma abordagem construcionista. Os resultados obtidos na pesquisa evidenciam que os alunos contextualizaram as informações e que outros conteúdos podem ser explorados com a mesma finalidade, qual seja, efetuar a contextualização de conteúdos curriculares com temáticas ambientais. Ressalta-se que o uso das ideias do ciclo de ações como instrumento pedagógico para a construção do conhecimento favoreceu a realização da atividade pelos estudantes, que refletiram sobre os comandos dados ao computador e conceitos explorados no hipertexto, aceitaram ou não as respostas e depuraram as não aceitas.,
Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Construção do conhecimento.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
10
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO