RESULTADO DE BUSCA
RECURSOS DIDÁTICOS PARA UM ALUNO COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA POR MEIO DE UMA VISÃO SISTÊMICA
Autor Principal: Márcia Lopes Leal Dantas
Resumo: Compreende-se, atualmente, sobre a importância de que profissionais de educação desenvolvam um olhar diferenciado aos alunos que estão inseridos na Educação Especial, e consequentemente, busquem desenvolver ações pedagógicas adaptadas as realidades vividas por eles. Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso e teve como objetivo analisar se um aluno com transtorno de espectro autista (TEA) do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública desenvolve habilidades em realizar diversas leituras e interpretações dos conteúdos programáticos por meio de recursos didáticos concretos. Este estudo seguiu-se o pressuposto teórico de Vasconcellos (2006) sobre o pensamento sistêmico, baseando-se sobre as dimensões da instabilidade, complexidade e intersubjetividade. Foi realizada do mês de agosto até novembro de 2018 em uma escola pública municipal na Cidade do Rio de Janeiro. Obteve-se como instrumento na recolha de dados a observação participante e a análise dos dados foi através da análise de conteúdo, segundo Bardin (2011). Concluiu-se que o discente foi conquistando mais segurança na realização das etapas e motivado em aprender. Além disso, apresentou habilidades iniciais na realização de diversos tipos de leituras e interpretações. Verificou-se também, que a participação da família na escola para assistir ao aluno sobre o conteúdo aprendido, possibilitou que emoções como confiança e alegria fossem demonstradas pelo discente. ,
Palavras-chave: Autismo. Inclusão. Pensamento Sistêmico.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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