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LABORATÓRIO DE EDUAÇÃO INCLUSIVA NA LICENCIATURA EM FÍSICA: PRÁTICAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PERFIL INCLUSIVO
Autor Principal: Tais Andrade dos Santos         Co-autores: Agda Eunice de Souza Albas
Resumo: Este trabalho tem por objetivo expor as práticas didáticas realizadas na disciplina de Laboratório de Educação Inclusiva e sua importância na formação acadêmica de um futuro professor de perfil inclusivo. A disciplina de Laboratório de Educação Inclusiva foi incorporada ao curso de Licenciatura em Física pertencente à Unesp de Presidente Prudente, devido à reestruturação curricular acatando a Deliberação nº111/2012 do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Esta disciplina foi incorporada à grade curricular para os ingressantes de 2015 e é cursada no quarto ano do curso. O perfil da disciplina tem como objetivo principal oferecer condições de trabalho para adequar a prática educacional à realidade, na perspectiva da educação inclusiva. Consideramos que o professor com perfil inclusivo é aquele que, além da sensibilidade às diferenças, também traz para a sua prática, a inclusão, adaptando os métodos e teorias para construir atividades inclusivas. Deste modo, por meio de sua prática, ele deve ser capaz de desenvolver as características particulares dos estudantes de modo que elas possam ser estimuladas e integradas durante as aulas. Como resultado das práticas didáticas realizadas na disciplina, é observada a sensibilização dos licenciandos às diferenças, além da criação de aulas e materiais multissensoriais que proporcionam, de fato, a inclusão de alunos deficientes nas aulas de Física. ,
Palavras-chave: Formação inicial de Professores. Experimentos inclusivos. Metodologias aplicadas à Educação Inclusiva.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 5 - Políticas e Práticas no Ensino Superior

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