RESULTADO DE BUSCA
O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAçãO INFANTIL NA ORGANIZAçãO DO ESPAçO E CONSTITUIçãO DO LUGAR
Autor Principal: RENATA PAVESI COCITO        Co-autores: Fátima Aparecida Dias Gomes Marin
Resumo: O artigo contempla um recorte da dissertação de mestrado intitulada Do espaço ao lugar: contribuições para a qualificação dos espaços para bebês e crianças pequenas vinculada ao PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP de Presidente Prudente/SP. Apresentamos os conceitos de espaço, ambiente e lugar e os relacionamos com a organização dos espaços e o fazer docente na Educação Infantil. A pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, fundamentou-se nas áreas da Educação e Geografia Humanista para atingir seu objetivo de refletir sobre o papel do professor de Educação Infantil diante da organização do espaço e da constituição do lugar. No processo de edificação dos espaços é atribuído ao professor um papel de destaque, pois sua ação está intimamente relacionada com a proposição de um espaço de oportunidades e de qualidade. É preciso identificar o espaço possível para cada instituição e, a partir deste ponto, buscar a construção do espaço/ambiente/lugar de pertencimento, identidade, acolhimento e aconchego.,
Palavras-chave: espaço. formação de professor. Educação Infantil.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

Estatísticas:
11
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO