RESULTADO DE BUSCA
O PROGRAMA FILOSOFIA PARA CRIANÇAS DE MATTHEW LIPMAN E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor Principal: Cellem Daylane Sansana Ferreira
Resumo: A presente pesquisa visa a constituir-se em uma construção da identidade profissional dos professores que trabalham com Filosofia para e com crianças com base no Programa Filosofia para Crianças, formulado pelo professor norte-americano Matthew Lipman. Na análise recairá sobre o papel atribuído ao professor dentro do programa, conhecimentos, habilidades e competências que deve demonstrar para exercer seu papel, em contraposição idealizado pelo próprio criador da proposta. Como fontes de consulta foram utilizadas obras de Lipman e seus principais críticos e comentadores. A metodologia utilizada neste trabalho foi calçada na pesquisa bibliográfica, que possibilitou estudo, pesquisa, análise e reflexão da temática estudada e embasada no perfil e formação deste professor que está presente como peça importante para o desenvolvimento do pensar melhor. Sendo a Filosofia uma área do conhecimento essencial para a formação do pensamento reflexivo, e considerando a importância de pensar melhor , foi realizado uma leitura da Filosofia subjacente nos pressupostos deste pensador. Lipman apresentou a ideia de que as crianças podem e merecem ter acesso à Filosofia e a um verdadeiro pensar e, na tentativa de provar suas convicções, o autor desenvolveu uma metodologia e uma proposta específica, assim como materiais didáticos acessíveis à faixa etária dos alunos, na intenção de que sua ideia fosse uma realidade e colocando o professor como mais uma peça para a efetiva conquista da democracia.,
Palavras-chave: Filosofia, criança, professor
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
10
acessos
4
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO