RESULTADO DE BUSCA
CONSIDERAçõES SOBRE O MéTODO MATERIALISTA HISTóRICO-DIALéTICO NA PESQUISA EM EDUCAçãO
Autor Principal: Karyn Meyer        Co-autores: Débora Nogueira Tomás
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar os pressupostos do método materialista histórico-dialético e suas contribuições para a pesquisa em educação. Desde modo, buscou-se estudar e compreender as questões gerais e fundamentais relacionadas à natureza humana e as ações do ser humano perante a realidade. O procedimento utilizado foi estudo bibliográfico de autores que discutem a questão do método materialista histórico-dialético, buscando sistematizar considerações relevantes para a pesquisa em educação e formação de pesquisadores críticos nesta área. Concluiu-se que a formação do profissional crítico na educação, a partir das contribuições do método materialista histórico-dialético, subsidia a compreensão do real pelo sujeito na sociedade em que está inserido, auxiliando assim, na superação de práticas alienantes.,
Palavras-chave: Materialismo histórico-dialético. Pesquisa em educação. Metodologia científica.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 11 - Profissão Docente e compromisso sociopolítico

Estatísticas:
13
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO