LÚDICO: CONCEITOS E POTENCIALIDADES AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. | |||
Autor Principal: | Deborah Bruno Citero Co-autores: Marina Lemos Villardi | ||
Resumo: | A escola tem o papel importante de promover atividades que estimulem o desenvolvimento da criança em seus aspectos, cognitivos e também motores. Para isso faz-se necessário o uso de métodos lúdicos, para que essa seja uma tarefa prazerosa e significativa para os alunos. Assim o objetivo do estudo foi compreender o papel do lúdico no desenvolvimento infantil. Trata-se de um estudo histórico-exploratório com enfoque qualitativo que envolveu procedimentos metodológicos de levantamento bibliográfico através de pesquisas científicas sobre o tema. A partir dos estudos e análises realizadas, destacamos que, por meio da brincadeira e do uso de brinquedos, as crianças adquirem novas habilidades e aprendem a usá-las; tornam-se mais competentes na linguagem, obtém a oportunidade de experimentar diferentes papéis e lidam com emoções complexas e conflitantes ao interpretar situações da vida real. Para que a aula se torne significativa, o lúdico tem um papel importante para o desenvolvimento das próximas etapas de aprendizagens. Assim ressalta-se que o brincar dentro do espaço educativo deve estar em constante reflexão, pois somente é possível entender o desenvolvimento de uma criança quando o educador reconhece que o brincar é uma importante forma da criança se comunicar e interagir., | ||
Palavras-chave: | Lúdico - Educação Infantil - Desenvolvimento | ||
Modalidade: | Comunicação Científica | Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil | |
Estatísticas: | 6 acessos |
3 downloads |
0 citações |
Ações: | ![]() Download |
![]() BibTex |
![]() Compartilhar |
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01. CEP: 17033-360
Segunda a Sexta, das 09 às 17hrs
Envie-nos uma mensagem a qualquer momento!