RESULTADO DE BUSCA
AS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES E A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor Principal: Simone Schermak das Neves        Co-autores: João Amadeus P. Alves, Marcelo Lambach
Resumo: Este artigo aborda a formação de professores na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a relação de interdisciplinaridade presente no contexto das práticas profissionais dos professores que atuam com essa modalidade de ensino. O objetivo geral consiste em conhecer os saberes e a prática docente sobre interdisciplinaridade na EJA. Delimita-se o seguinte questionamento central: como se constitui o conceito de interdisciplinaridade entre os professores da EJA a partir dos saberes docentes? Os dados foram obtidos por meio de um questionário aplicado com 27 professores do Ensino Fundamental I, II e Médio do município de São José dos Pinhais - Paraná. A análise de conteúdo das respostas permite as seguintes reflexões sobre a prática e a cultura pedagógica no contexto escolar: a interdisciplinaridade se distancia do que se faz na prática? No momento, existe uma fragilidade na formação dos professores no que se refere à interdisciplinaridade? Para autores como Pombo (1993) e Fazenda (1999), há um distanciamento do conceito epistemológico do que é compreendido pelos docentes e da forma como esse saber é aplicado na prática. Foi possível identificar que os professores têm conhecimento da importância de relacionar os conteúdos, desenvolvendo a ação pedagógica de forma interdisciplinar. Entretanto, estes docentes possuem pouco conhecimento sobre interdisciplinaridade, e isto se relaciona com a frágil formação docente da EJA.,
Palavras-chave: Formação docente. Interdisciplinaridade. EJA.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 4 - Políticas e Práticas na Educação de Jovens e Adultos

Estatísticas:
9
acessos
5
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO