RESULTADO DE BUSCA
LETRAMENTOS EM EDUCAÇÃO HOSPITALAR E A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor Principal: Itamara Peters         Co-autores: Eliana Merlin Deganutti de Barros
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese dos resultados da pesquisa desenvolvida no programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná, focado nas discussões sobre letramentos no programa de escolarização hospitalar do Estado do Paraná. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário com questões abertas e fechadas direcionado a professores que atuavam no Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar - SAREH - do Paraná. A interpretação dos dados foi feita com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) e análise linguística. O estudo teve como base teórica referências nacionais e internacionais sobre os processos de letramento, estudos sobre pedagogia e escolarização hospitalar e pesquisas sobre formação docente que discutem sobre ações que podem ser desenvolvidas pelos docentes, em especial os docentes de línguas, para efetivar práticas de letramento no espaço de educação das crianças e adolescentes em tratamento de saúde. O questionamento feito aos professores, visando compreender os aspectos da formação docente que precisam ser pensados tanto no âmbito dos materiais de apoio como nos aspectos de conhecimentos específicos do contexto e de suas peculiaridades. ,
Palavras-chave: Letramentos. Educação hospitalar. Formação docente.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

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