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A RÍTMICA DE DALCROZE NA EDUCAÇÃO INFANTIL JAPONESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor Principal: Cecília Massako Nomiso        Co-autores: Mateus Bruno Romagnoli Hayasaka de Goes
Resumo: A legislação vigente para a etapa da educação infantil propõe experiências com sons e brincadeiras cantadas, mas não viabiliza o ensino musical com profissionais qualificados na área, por isso, a inserção do ensino da música na primeira infância brasileira ocorre vagarosamente Esse estudo originou-se de uma formação continuada promovida pela JICA (Japan International Cooperation Agency), decorrente do curso de Educação infantil e atividades sobre cultura japonesa, concluído em fevereiro de 2018. A pesquisa realizada contou com observações participativas e diretas em uma creche japonesa onde haviam aulas semanais de musicalização fundamentadas na Rítmica, metodologia desenvolvida pelo músico suíço Emile Jacques-Dalcroze. Como resultado, percebemos as inúmeras possibilidades de aprendizado que um sistema de educação musical, trabalhado desde os primeiros anos de vida, pode impulsionar o desenvolvimento de diferentes habilidades e capacidades das crianças, em todos os campos de experiências previstos na Base Nacional Comum Curricular.,
Palavras-chave: Rítmica; Educação Infantil; Japão
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 9 - Educação, Interculturalidade e Movimentos Sociais

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